terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Jobabilidade: Pião feito com CD, Rolha e Espetinho


Pião feito com CD, Rolha e Espetinho
Joba Tridente

A ideia do Pião feito com CD, Rolha e Espetinho é tão básica quanto a do Pião feito com Copo Plástico e Tampa de Conserva, que postei ontem. Passei mais tempo na edição das fotos do que criando este divertido brinquedo para todas as idades. Com o material em mãos leva, no máximo, 15 minutos.


Material: CD (qualquer marca); Estilete, Rolha (do vinho e ou bebida da sua preferência); Vareta Plástica, de Bambu ou Madeira (tipo espetinho etc); Alicate e ou Tesoura para cortar a Vareta; Chave de Fenda (fina) e ou qualquer utensílio (até mesmo uma pedaço de arame) para furar a Rolha (com precisão), Tampas e ou pedaço de embalagem colorida para os acessórios. Essa Vareta Branca foi uma sobra de material da Oficina de Bonecos em Londrina, o pessoal da Biblioteca Viva Itinerante me disse que ela é usada para amarrar balão de gás (bexiga). O passo a passo está bem fácil, mas vamos lá.

Fure a Rolha com cuidado (e em linha reta), para não esfarelar e atravesse a Vareta disponível, para firmar na hora de refilar (desbastar) a ponta.


Ao refilar, se quiser, pode marcar o tamanho do orifício do CD na ponta da Rolha, para facilitar. Eu fiz direto, no olhômetro. Desbastei até encaixar a ponta (com mais ou menos 1 cm de comprimento) e depois a forcei em parafuso, para ficar bem firme. Ou seja, a Rolha deve ser desbastada como se fosse um cone.



O tamanho da Ponta de Madeira ou Plástico, na parte inferior, fica ao seu critério. Usei dois tamanhos: plástico de uns 4 cm e madeira de uns 2 cm. Não é uma regra, mas quanto menor a Ponteira, dependendo do material, maior aderência, velocidade e estabilidade do Pião. Se quiser que o Pião saia quicando, deixe a ponteira maior.  Teste os tamanhos e veja que tipo de movimento o Pião faz (ou não faz!).


Bom, friccionar o Cabo do Pião (parte superior da Vareta) acho que não é mistério. Esta Vareta Banca facilita por que é quadradinha, mas a de Madeira também é tranquila para lançar o Pião.




Os acessórios você inventa se quiser e com o quê quiser. Se tiver tampinhas plásticas é só furar. 



Pode usar papel estampado (esse é de Embalagem de Pizza) etc..., é só dar asas à imaginação.
  


Quando eu era criança, um dos desafios no Jogo de Piões de Fieira era colocar discos coloridos em cima deles ainda em movimento. 



Esses daqui também podem ser usados em diversos desafios: beleza, velocidade, complexidade etc.


Estes Piões não estão parados, mas em alta velocidade. É isso, boa diversão.

*
As fotos abaixo são da Ação Integrada para o Letramento - Alfabetização e Letramento - Pró-Letramento: Virundum, coordenada por Lúcia Cherem, na Universidade Federal do Paraná, em 2014.






Criação e Fotos de Joba Tridente.2012

JOBA TRIDENTE, Oficineiro Cultural há 20 anos (1995-2015): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário