sábado, 9 de janeiro de 2016

Jobabilidade: Bonecos de Caixa de Fósforos


Além de Bonequeiro Contador de Histórias (com Bonecos Animados), sou Fazedor de Bonecos e de Brinquedos e Oficineiro Cultural, com disponibilidade de Orientar Oficinas Culturais em qualquer lugar do Brasil.

Como tem um bocadinho de gente que se encanta com meus Brinquedos e Bonecos, postados anteriormente no Lixo Que Vira Arte, aqui vai mais uma dica bacana para divertir a criançada nos períodos de férias e escolar: o passo a passo de um tipo de Boneco de Caixa de Fósforos.

Já faço os Bonecos de Caixa de Fósforos há uns quinze anos ou mais. Acredite, dá muito mais trabalho fazer um passo a passo. Portanto, se faltar algum passo, me desculpe.


Para este modelo veja o material: caixa de fósforos de madeira ou de papel (se quiser faça uma com papel de embalagem); tesoura, cola bastão ou branca, fita dupla face, lacre de embalagem plástica ou fiação (cinza) antiga de telefone, sobras de embalagens para finalização e letras “O”, “E”, “D”, “P”, “A” etc para os olhos.


Recorte os olhos com as letras da sua preferência e criatividade, e reserve. Recorte uma língua num papel vermelho, alaranjado ou na cor sua preferência, e reserve.



Se quiser pode encapar a caixa de fósforos, pintar na cor da sua preferência ou deixá-la ao natural. Aqui eu usei um papel cinza para recortar (inventar) uma cara. Fiz o teste com e sem a base cinza. Os olhos são os pingos das letras “Is” de um suco em embalagem tetra pak e o nariz é o outro lado (metalizado) do pingo que virou olho. Mas você também pode desenhar o pintar os olhos e o nariz. Para o acabamento separei pedaços de cartão postal e de embalagem de pizza.


A base do rosto colei na caixa de fósforos com fita dupla face. Conforme o papel, pode usar cola bastão ou branca. Nos olhos, nariz e cabelo usei cola. Os olhos podem ser colados conforme a expressão desejada. Para um boneco ficar engraçado você pode fazer olhos pequenos e nariz grande e o seu contrário. A madeira desencapada na base da caixa pode servir de lábios. Existe uma infinidade de bocas e narizes..., invente um.



A língua é recortada, dobrada a ponta e colada na base superior da gaveta, usando um pequeno pedaço de fita dupla face (ou cola), deixando uns três ou quatro milímetros de distância da base inferior. Atenção: a língua é colada apenas na parte de cima, fica praticamente solta.


Para manipular o Boneco de Caixa de Fósforos, vire a caixa e recorte na parte de cima mais ou menos um centímetro (é o tamanho que vai abrir a boca).


É só dar um pico de um lado e de outro, com a tesoura, quebrar e recortar. Pronto!



Na parte de cima da gaveta (dos fósforos) que vai dentro da caixa. Faça dois pequenos orifícios, para passar o lacre (arame) que servirá para sustentar e segurar o dedo ao movimentá-la. 


Aperte (enrole) o arame conforme o tamanho do dedo do manipulador. Se não tiver lacre, recorte uma tira de papel, enrole no dedo, e depois cole em cima da gaveta. Não fotografei isso, porque não pensei nessa possibilidade.


Tudo pronto?! Então finalize o rosto. Faça a menina do olho (se precisar) e o reflexo, se quiser. 


Crie uma história e bote o boneco pra falar. Divirta-se!!!!!



Veja a forma correta de manipular.




Olha aqui outros modelos! O processo é o mesmo!

*
criação e fotos de Joba Tridente. 2010


JOBA TRIDENTE, Oficineiro Cultural há 20 anos (1995-2015): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário