segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Jobabilidade: Pião de Copo Plástico e de Tampa de Conserva


Pião de Copo Plástico e de Tampa de Conserva
Criação e Foto de Joba Tridente

Dia desses, mexendo numa caixa de Tampas Diversas, vi as Tampas Metálicas de Conserva, aquelas com um orifício central, e pensei em testar como pião. 



Arranjei um Palito de Dentes, encaixei e pronto. Funcionou! O Pião de Tampa Metálica gira que só! Olha as fotos!



Já que mexia com as tampas, peguei uma Tampa Plástica, de Copo de Requeijão, e furei, com precisão (isso é importante: precisão!) bem no centro dela, arranjei um pedaço de Espetinho, encaixei e pronto. Mas não fiquei feliz!


Achando que podia ir além, decidi fazer um Pião com um Copo Plástico Tampado. Furei, com cuidado, precisamente no centro, o fundo do Copo e encaixei um Espetinho que atravessou a Tampa e...


Ora, não funcionou porque a ponta estava muito grande. Fui diminuindo, até mais ou menos 1,3 cm e: MARAVILHA! O barulhinho que faz em movimento é uma delícia!



Agora é com você. A Tampa Metálica já vem furada, é só encaixar um Palito de Dentes. O Copo Plástico dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale cada minuto. Se quiser pode colar alguma fitinha e ou pintar o copo. Ah, o cabo do copo deixei com 6 cm!


ATENÇÂO: O pião só roda de estiver perfeitamente equilibrado e nivelado. Orifício centralizado e vareta no prumo. Uma vez que os Copos de Requeijão variam conforme a marca, teste a vareta (cabo e ponteira) e veja o tamanho que funciona melhor. Faça o orifício suficiente apenas para encaixar a vareta, que deve ficar bem firme.

Uma boa diversão para você e seus alunos e ou filhos e ou netos e ou vizinho e ou amigos e ou...


NOTA: Amanhã, não perca o passo a passo do CD-Pião..., um pião feito com CD, Rolha e Espetinho



JOBA TRIDENTE, Oficineiro Cultural há 20 anos (1995-2015): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário